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Soluções Web: Como usar o WhatsApp como estratégia

5 de agosto de 2020

A popularização das redes sociais e as ferramentas de comunicação instantânea conquistaram um espaço importante no mercado brasileiro. A seu favor, inúmeros benefícios que auxiliam desde os pequenos empreendedores até as grandes redes varejistas que utilizam as ferramentas como meio para chegar mais próximo dos consumidores e, assim, converter mais vendas.

A pandemia do coronavírus, que restringiu a abertura de lojas e diminuiu a circulação de pessoas, deu uma direção para muitos empreendedores que enxergaram no WhatsApp um meio de vendas e de marketing prático e assertivo. Entretanto, usar o WhatsApp para os negócios, não deve ser encarado como uma ferramenta simplista, apesar de ser intuitiva. É preciso capacitação para criar estratégias de marketing digital para as vendas e divulgação dos negócios.

O WhatsApp Business, criado para auxiliar os empreendedores, oferece todas as funcionalidades que um aplicativo de mensagens instantâneas necessita para um empreendedor fazer da ferramenta mais um canal de comunicação. Há possibilidade de envio de mensagens de texto, áudio, vídeos e fotos, além de ter estatísticas sobre as mensagens encaminhadas.

Outra possibilidade é “etiquetar” os clientes e cadastrar um catálogo de produtos. É um excelente canal de interação entre vendedores e consumidores. Mas de qual forma utilizar a ferramenta sem entupir o aplicativo do cliente de mensagens? Ou pior, sem que ele se interesse pelo conteúdo?

Antes de tudo, é preciso ter como estratégia a elaboração de um plano de negócios de marketing digital para abranger a comunicação pelo WhatsApp com foco em aumentar a conversão de vendas e não apenas mandar mensagens a esmo, para não se tornar repetitivo e cansativo.

Entender e conhecer o seu produto ajuda a definir o plano para encaminhar as mensagens no momento em que as pessoas mais procuram pelo serviço. Não deixe de comunicar seus clientes sobre as novidades e lançamentos.

Use as ferramentas de edição para tornar suas mensagens mais atraentes e chamar a atenção do seu público. Destacar frases, preços, usando o negrito ou itálico, além de GIFs e emoticons para personalizar o conteúdo. A lista de transmissão auxilia a encaminhar as mensagens para os contatos que possuem seu número salvo na agenda. Opte por esse recurso para divulgar informações essenciais e em massa para o público que acompanha seu negócio.

Uma boa estratégia é alternar o conteúdo, isso inclui propagandas, dicas e orientações e até ofertas, assim, o seu cliente pode enxergá-lo como uma referência no assunto. O recurso do status do WhatsApp pode lhe ajudar a criar campanhas e promoções com duração de 24 horas, assim, os clientes que tem o seu número salvo podem acompanhar.

A ferramenta também pode ser fundamental para você melhorar a experiência do cliente com a sua loja. Oferecer atendimento em tempo real e suporte aos serviços é uma maneira de criar um relacionamento com um tratamento direto e personalizado.

Um bom caminho para quem utiliza ou deseja aderir à ferramenta é se capacitar. Por meio de especialização e curso de transformação digital é possível ter acesso às funcionalidades do aplicativo e, o principal, saber conduzir campanhas de estratégia de marketing digital, trabalhar com seu cliente e elaborar planos de marketing para o WhatsApp.

Lembre-se: toda ferramenta pode auxiliar seu negócio a converter as vendas e divulgar as campanhas, porém, é preciso saber utilizá-las para que não se tornem excessivas e cansativas para o seu público. Assim, você evita que o cliente bloqueie seu número e possa continuar acompanhando as novidades do seu negócio.

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